Aconteceu no último dia 15.set.2023 no auditório da Escola Municipal Abel da Silva no município de Ingá – PB. A primeira Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Agreste Paraibano, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Ingá, e da Associação das Pessoas com Necessidades Especiais de Ingá – APNEI.
Durante o evento, foram apresentadas atividades culturais como dança em cadeira de rodas e capoeira, e foram abordados cinco eixos fundamentais, abrangendo temas como a promoção de direitos, financiamento, cidadania, acessibilidade e os desafios da comunicação universal.
Na oportunidade também se fizeram presentes o prefeito Robério Burity, a Secretária de Ação Social Virgínia Leite, o Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Ingá, o Presidente do Conselho Estadual das Associações de Pessoas com Necessidades Especiais, além de representantes dos demais municípios e do público em geral.
O encontro teve o objetivo de discutir soluções voltadas para esse seguimento da sociedade, que ainda encontram algumas limitações para se locomoverem. Durante o evento foram elaboradas propostas que possibilitem a efetiva inclusão das pessoas com deficiência em todos os âmbitos da sociedade, para a melhoria das políticas públicas, que atendam às necessidades dessa classe importante na sociedade.
Os cinco principais eixos abordados foram:
1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;
2 – Garantia do sucesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
3 – Financiamento da promoção de direitos das pessoas com deficiência;
4 – Cidadania e acessibilidade;
5 – Os desafios para a comunicação universal.
Em seu pronunciamento, o prefeito Robério Burity afirmou o compromisso do município com políticas públicas que visem atender as pessoas com deficiência. Já a Secretária Virginia Leite, falou sobre a importância de debates sobre temas voltados para atender a população e principalmente sobre políticas que venham atender pessoas com deficiência.
Sergio Trigueiro Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Ingá, reforçou a importância sobre políticas que atendam às necessidades da população deficiente. O Presidente do Conselho Estadual das Associações de Pessoas com Necessidades Especiais o Sr. Helosmar falou sobre o compromisso de todos em atender a população com necessidades especiais.
Carlão Mélo com ASCOM da prefeitura de Ingá