Tudo nesta vida tem que ter organização, metas, objetivos etc, etc. Na política partidária também não pode ser diferente disso. Para que uma campanha política possa lograr êxito, é necessário que seja aplicado alguns pontos fundamentais tais como: Preparar; Pesquisar; Posicionar; Planejar e Propagar.
PREPARAR: A preparação para enfrentar um pleito eleitoral em uma eleição municipal é de suma importância, pois é no município que nasce os problemas de saúde, habitação… Por isso, o pré-candidato principalmente ao cargo de prefeito, precisa ter uma preparação antecipada, tanto do ponto de vista estratégico quando do financeiro.
PESQUISAR: A pesquisa eleitoral é importante e fundamental para que o candidato a prefeito possa, ou fazer uma avaliação do seu governo se já for prefeito, ou no caso de pré-candidato, saber como anda a aceitação dos nomes postos na disputa, avaliação do atual gestor e as principais necessidades da população.
POSICIONAR: O posicionamento político do candidato a prefeito principalmente no período pré-eleitoral, é muito importante, afinal, o eleitor precisa saber qual a sua visão com relação aos problemas na esfera do Governo Federal, Estadual e principalmente Municipal se ele for o candidato opositor ao atual prefeito.
PLANEJAR: Pra tudo nesta vida precisamos ter planejamento, e na política não pode ser diferente. O pré-candidato tanto a prefeito quando a vereador, precisa se planejar financeiramente (quanto pretende gastar na sua campanha). Qual o rumo que vai ser dado a sua campanha. Quantas pessoas vão compor a sua equipe (Coordenador de Marketing Político, fotografo, cinegrafista, editor de vídeo e áudio, redator). Coordenador Geral, Coordenador Jurídico/Contábil/Financeiro. Coordenador de Estrutura. dentre outras coordenações.
PROPAGAR: Diz um velho ditado de que “Quem não é visto, não é lembrado”. Isto é a mais pura verdade nos dias de hoje. É por isso que os pré-candidatos tanto a prefeito quanto a vereador, devem saber como será a sua aparição nas redes sociais e no guia eleitoral do rádio – no caso da nossa região. Para que o candidato não fique preocupado com essas coisas, é preciso que os mesmos tenham uma boa equipe formada.
Carlão Mélo