No último dia 30.jun.2023 o presidente da Empresa Paraibana de Turismo S/A – PBTUR Ferdinando José Lucena de Medeiros, juntamente com o diretor de Marketing Allan Davidson Lauro Bezerra Sales, o professor e guia turístico Carlitos Paraíba e Rafael Garcia, diretor da casa da Cidadania no Município, estiveram fazendo uma visita ao prefeito de Ingá – PB Robério Burity.
O objetivo da visita, é identificar as necessidades do município para o desenvolvimento turístico da região, e planejar estratégias de divulgação pela PBTUR com roteiros integrados. Isto demonstra o comprometimento do órgão estadual em promover e fortalecer o turismo em Ingá e região.
No momento foi discutido ações no âmbito do Sítio Arqueológico das pedras Itacoatiaras (pedras do Ingá), que é o maior atrativo turístico do município e recebe milhares de visitantes todos os anos. A colaboração entre os órgãos estadual e municipal é essencial para potencializar o turismo local, uma vez que, a parceria permite a integração de esforços e recursos, fortalecendo a capacidade de atração de visitantes.
Após a reunião no gabinete do prefeito, a comitiva seguiu para a sede da Secretaria Municipal de Turismo, localizada no sítio arqueológico onde ficam as Itacoatiaras, e foram recebidos pelo secretário Vavá da Luz e o seu adjunto Antônio Marcos. Os mesmos visitaram o Salão do Artesanato e o Museu de História Natural ali localizados.
“A educação deve ser aliada ao turismo para que se construa no município de Ingá, um princípio de valorização do local, e da importância para a História local nacional e até mundial, do que significa a formação rochosa em gnaisse que cobre uma área de cerca de 250 m². Pois, ali existe um paredão vertical de 50 metros de comprimento por 3 metros de altura, aonde há inúmeras inscrições, cujos significados ainda são desconhecidos. Neste conjunto estão entalhadas figuras diversas, que sugerem a representação de animais, frutas, humanos e constelações como a de Órion”. Afirmou o prefeito Robério.
Carlão Mélo com Blog do Vavá da Luz