Aconteceu na última terça-feira (23.jan.2023) na Associação das Labirinteiras no Distrito de Chã dos Pereira, na zona rural do município de Ingá – PB. Uma reunião entre o consultor Ton Lugarine, representante da empresa de consultoria Viva Soluções, afiliada ao Instituto de Inovações e Tecnologias Sustentáveis – INOVATES e contratada pelo SEBRAE Nacional. Fábio Boca, Diretor do Museu do Artesanato Paraibano. O prefeito Robério Burity e as Labirinteiras dos municípios de Ingá, Riachão, Serra Redonda e Juarez Távora.
A finalidade da reunião foi o estudo para a implantação da Indicação Geográfica (IG) do Labirinto na região. O IG visa identificar a origem de um produto ou serviço. Certos produtos tornam-se famosos pela região de onde vêm, o que indica uma boa qualidade e permite o crescimento de toda uma cadeia econômica ao seu redor.
Tom afirmou que esse é o primeiro passo para saber se essa região tem um potencial para uma Indicação Geográfica (IG) ou de marca coletiva. Em caso positivo, se começa o trabalho de estruturação, e depois, o pedido será protocolado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.
Durante o evento foi exibido um vídeo mostrando o potencial turístico e produtivo do município de Ingá. Em seguida foi realizado um desfile com as peças, aonde contou com a participação da primeira dama de Ingá, Sandra Burity, que é uma entusiasta do labirinto, e também a participação das filhas das artesãs, exibindo as peças em algodão e detalhes em labirinto.
Carlão Mélo