Assistam ao vídeo completo acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=KNg-C3-bld4&t=4s
O coreto instalado na praça Manoel Joaquim de Araújo no centro de Itabaiana – PB, é o segundo ícone mais antigo da cidade, ficando atrás apenas da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Ele foi importado de Londres capital da Inglaterra e do Reino Unido, chegando ao município em 1913 e tendo a sua inauguração no dia 24 de maio de 1914, na gestão do prefeito Manoel Pereira Borges.
Esse importante monumento foi reconstruído na administração do prefeito Dr. Aglair da Silva em 1982. Passando pela última reforma em 2002 na gestão do prefeito Sebastião Tavares de Oliveira (Babá). Segundo registros do IPHAEP, o coreto foi tombado pelo decreto nº 8.660, de 26 de agosto de 1980, durante o governo de Tarcísio Burity.
Sua degradação e o abandono pela atual gestão que vai completar oito anos são evidentes, e está ligada à falta de manutenção adequada e segurança, pois sofre constantes interferências por circunstâncias do vandalismo. Além disso, não há registro documental algum sobre o mesmo, nem do projeto original nem das pranchas técnicas da última reforma.
Entramos em contato com a Secretária de Cultura do Município Socorro Almeida, e a mesma informou que um projeto de revitalização do coreto e a reforma da praça estão concluídos pelos técnicos responsáveis. “Estamos aguardando a análise dos projetos arquitetônicos pelos Institutos de Patrimônio Histórico e Artístico, estadual e nacional, para darmos andamento com as intervenções”. Afirmou a secretária.
O local já foi palco de eventos políticos, artísticos e culturais ao longo dos anos no município de Itabaiana, e está nos anais da história das gerações passadas. Pois nas duas últimas décadas, foi esquecido pelas gestões do município.
Carlão Mélo