Na última quarta-feira (11 setembro 2024) o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), aprovou por unanimidade o envio de tropas federais para garantir a segurança nas eleições 2024 no município de Itabaiana – PB. A solicitação foi feita pela juíza Andréia Silva Matos da 6ª zona eleitoral. A presidente do TRE-PB e relatora do processo, desembargadora Agamenilde Dias, afirmou que a medida é necessária devido aos indícios de influência do crime organizado no pleito da cidade.
“O determinante para este pedido foi a interferência de pessoas ligadas a organizações criminosas, como está demonstrado nos documentos, tais documentos justificam o receio de que a livre escolha do eleitor é afetada pela ação dos criminosos”, declarou a magistrada. A desembargadora destacou que, apesar do compromisso do Governo do Estado em garantir a segurança das eleições, é essencial fortalecer a proteção para assegurar o andamento regular do processo eleitoral.
Agora que o TRE-PB acatou a solicitação, a questão será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terá a palavra final. Se o TSE aprovar, as tropas federais atuarão em Itabaiana durante o primeiro turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro próximo.
Carlão Mélo