Eu também estive lá na passagem da carreta com o transformador para geração de energia eólica

Link do vídeo postado no https://www.youtube.com/watch?v=yVGS45vMDuE

No último dia 21 março de 2025 eu vinha da cidade de Itabaiana – PB para a capital João Pessoa – PB, e ao passar no posto da Polícia Rodoviária Federal da BR 230, na localidade conhecida por Café do Vento, que fica próximo a saída do município de Pilar – PB. Me deparei com essa carreta que transporta um transformador de 250 toneladas e estar sendo transportado pelas rodovias federais da Paraíba, e fará parte do Parque Eólico Serra da Palmeira, localizado na cidade de Nova Palmeira região do Seridó paraibano.

O equipamento converte a energia eólica em elétrica, conduzindo a energia gerada para o operador do sistema elétrico. Ele foi produzido numa fábrica na China e transportado ao país pela CGT Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.

O complexo eólico será composto por 108 aerogeradores, distribuídos entre diversas cidades da Paraíba: 36 em Picuí, 33 em Nova Palmeira, 25 em Pedra Lavrada, 10 em São Vicente do Seridó e quatro em Baraúna. Com uma potência instalada de 648 MW, o parque será capaz de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.

As obras do projeto começaram em outubro de 2023, e a previsão é que o início da operação do parque eólico aconteça ainda em 2025. O investimento total no projeto é de R$ 3,7 bilhões. Um segundo transformador, com as mesmas dimensões chegará ao Brasil em abril. O equipamento vai seguir o mesmo trajeto depois que chegar a Pernambuco pelo Porto de Suape, mas ainda não há uma data certa para a segunda operação.

O transformador pesa 250 toneladas, tem 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Para transportá-lo estão sendo utilizados três caminhões e dois semirreboques, além da base que leva o equipamento. A estrutura completa tem 113,7 metros de comprimento e pesa 600 toneladas. Devido à estrutura da carga, o conjunto de veículos está viajando numa velocidade média de sete quilômetros por hora e precisa de escolta da PRF, com 12 carros e oito motos para bloquear e liberar o trafego na rodovia.

No sábado (15), o primeiro dia de transporte do transformador começou por volta das 6h00, no KM 94 da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho – PE. No domingo (16), a operação recomeçou no mesmo horário, saindo do município de Paulista – PE.

A previsão inicial era que o transformador cruzasse a divisa com a Paraíba ainda no domingo (16), mas a velocidade do comboio precisou ser reduzida nas áreas urbanas de Abreu e Lima e Igarassu – PE. A operação foi retomada na segunda-feira (17) às 8h10 e passou por Goiana – PE. Por volta das 16h30, a PRF confirmou que o transformador chegou à divisa com a Paraíba.

A rota final do transformador será de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB). De acordo com a PRF, ainda não há uma previsão exata para a chegada do transformador em Nova Palmeira. A estimativa é atualizada em tempo real, pois pode mudar a qualquer momento, e o caminhão pode levar mais tempo que o previsto para concluir o trajeto pelas rodovias federais.

Carlão Mélo com Jornal da Paraíba

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