Na última quinta-feira 25 de abril de 2024 em um evento ocorrido na FUNAD em João Pessoa, o município de Ingá – PB tornou-se evidência no Estado da Paraíba, com quatro trabalhos aprovados na ‘V Mostra Paraíba aqui tem SUS’. Os trabalhos foram apresentados pelos profissionais da saúde do município.
Dois deles tiveram destaque: A ESPOROTRICOSE que é uma micose subcutânea causada pelo fungo do gênero Sporothrix, que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos e madeira. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais, principalmente os gatos que representam mais de 50% dos casos.
O outro trabalho foi sobre OVITRAMPAS, que são armadilhas constituídas de um vaso de planta preto, no qual é adicionada água, uma palheta de madeira e substância atrativa para a detecção precoce de infestação pelo Aedes Aegypti. Esse é um estudo piloto da Enfermeira e Coordenadora da Vigilância em Saúde – Carla Fabyola.
Os trabalhos foram selecionados para XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a ser realizado em Porto Alegre – Rio Grande do Sul. “Mais uma vez o município investe em saúde valorizando as experiências exitosas desenvolvidas e colhendo os frutos deste investimento”. Afirmou a Secretária de Saúde Mayara Shanazes de Oliveira Bacalhau.
Carlão Mélo