No começo desde ano de 2023 mais precisamente no mês de abril, o município de Mogeiro – PB teve a sua unidade da fábrica Alpargatas fechada, e cerca de 400 funcionários foram demitidos. Após a retirada dos equipamentos do galpão existente no município aonde a empresa funcionava, o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-secretário municipal José Silveira Capela, mais conhecido por Zé Capela de Mogeiro, deu início a uma série de contatos para que uma nova unidade fabril se instalasse no município.
Capela começou os seus contatos procurando Rômulo Soares Polari Filho, diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP, para tomar orientação do que o governo do estado poderia oferecer para uma nova empresa se instalar no município de Mogeiro. Após as orientações, ele começou os seus contatos com empresários da cidade de Franca – SP, terra do calçado. Iniciou também contatos com empresários do Rio Grande do Sul, outro polo calçadista no país.
Passados esses seis meses, finalmente na última quinta-feira (04.out.2023) chegou a João Pessoa o Sr. Osvaldo Celeste, proprietário da empresa Celestes Calçados do Rio Grande do Sul – RS. Ambos (Capela e Osvaldo) estiveram na SINEP para darem início aos procedimentos da instalação da unidade no estado e mais precisamente na cidade de Mogeiro, e se deslocaram até Campina Grande para juntamente com o representante da CINEP, receberem as chaves do galpão instalado em Mogeiro e que pertence ao governo do estado.
Por último, Zé Capela e Osvaldo estiveram na prefeitura de Mogeiro, para saber o que o município poderia oferecer de incentivos para que a empresa pudesse se instalar na cidade e geral pelo menos os 400 empregos iniciais.
Carlão Mélo