Seria bom que todos os dias fosse NATAL. Somente assim, as pessoas seriam mais amáveis e menos amargas, mais tolerantes e menos agressivas. As famílias seriam mais unidas, e não precisariam desse motivo para se reunirem. Bom seria mesmo, se todos os dias fosse dia de NATAL, e as pessoas convidassem JESUS para fazer parte da vida de cada um.
Bom seria mesmo, se todos os dias fosse NATAL, e os corações fossem mais solidários e menos egoístas. Que as pessoas fizessem pelo outro o que gostaria que elas fizessem consigo, que os amigos se encontrassem não pelo prazer de um dia festivo, mas pelo sentimento, pela gratidão, pelo amor. Bom seria se todos os dias fosse dia de NATAL e a vida tivesse outro sentido.
Nesta época do ano muitas coisas se repetem: árvores de Natal, bolas coloridas, lâmpadas, sorrisos, abraços, perdões, boas ações, etc. Tudo é muito lindo, parece até que o mundo se torna ou tenta tornar-se aquele lugar ideal onde todos possam viver em harmonia. Mas será que isso existe? E se fizéssemos isso por partes, pouco a pouco, durante o ano todo?
Hoje, mais que cumprir com uma solenidade do calendário, é preciso compreender que o NATAL é para ser celebrando todos os dias do ano, e não somente do meado de novembro em diante, quando se começa a pensar especificamente na comemoração da festa do NATAL. Então, parece-me que esse momento está pontuado por um sentimento estagnando, sem que a verdadeira essência do NATAL apareça.
E nas redes sociais? Á medida que o Natal se aproxima, aumentam o envio das mensagens pelo WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram. Muitos passam a ser um doce de pessoa, e isto dura até a virada do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro, porque já no dia 2……………
E as cidades que se enfeitam pomposas para receberem o Natal com muitas luzes, arranjos e presépios que se espalham por todos os lugares. Tudo vira uma festa. Tudo tem um ar brilhante e mágico, que clama por uma alegria interior à espera das canções e dos sinos das igrejas a badalar, sons mágicos e convidativos.
Porém, muitos gestores esquecem de dá principalmente aos menos favorecidos, pelo menos o básico para que essas pessoas possam ter dignidade o ano inteiro, pois lhes faltam remédio, assistência social e respeito.
Por outro lado, o verdadeiro Espírito do Natal, na vida da maioria das pessoas, eternizou-se como um fato isolado. Porém, mais que isso, o Natal significa nascimento e é, portanto, uma alusão à natividade de Jesus Cristo. Independente da nossa religião (católico, evangélico, espirita, budista etc), devemos nos lembrar que temos que ser solidários todos os dias, e não apenas nos dias 24 e 25 de dezembro.
E você, já pensou em espalhar solidariedade durante todo o ano que vem? Há!!!! Com certeza vai aparecer muitos Papai Noel, afinal, as eleições de 2024 é logo ali, faltam apenas 10 meses, e já tem muitos políticos visitando o povo mais carente para distribuir cestas básicas para os pais e brinquedos para as crianças. Muitos políticos só vão lembrar dos menos favorecidos neste final de ano de 2023, afinal a campanha política municipal já se avizinha.
É no final do ano de 2023 que se multiplicarão os Papais Noel.
Carlão Mélo