Na manhã da última quarta-feira – 19 março 2025 – o vice-governador do estado da Paraíba Lucas Ribeiro, foi recepcionado no município de Salgado de São Félix – PB pelo prefeito Dr. Joni Oliveira, o vice-prefeito Júnior de Kléber e demais vereadores e secretários municipais. Estiveram presentes também prefeitos e vereadores de alguns municípios circunvizinhos. O motivo da visita, foi uma inspeção que Lucas veio fazer para conhecer a produção do Camarão do Vale e da tilápia na Fazenda Mirim de propriedade de José Alberto Magno, dona do grupo Malog.
“O governo tem um papel fundamental em dar apoio para esses produtores. Somos o terceiro estado que mais produz camarão no país. E o governo vai poder incentivar ainda mais esse seguimento e impulsionar a geração de emprego e renda no nosso estado. Existe a possibilidade sim, do camarão fazer parte do cardápio da merenda escolar nas escolas do estado, assim como já vem fazendo com o iogurte do leito de cabra no cariri” afirmou o vice-governador Lucas Ribeiro.
Já o prefeito de Salgado Dr. Joni falou: “A atividade da carcinicultura surgiu aqui no Vale do Paraíba há mais de 20 anos, e com o apoio e o incentivo do governo atual, ela vem cada vez mais se organizando e se fortalecendo. Os produtores de camarão de Salgado e da região, formam uma grande indústria gerando emprego e renda. A afirmação do vice-governador, de que a Paraíba está prestes a ter uma usina de beneficiamento do camarão em Itabaiana, isso vai melhorar ainda mais a qualidade do produto” concluiu.
Alberto proprietário da fazenda disse: “O vice-governador tinha interesse em conhecer a fazenda, e saber mais detalhes sobre o nosso produto para tentar trazer incentivos para a região. A nossa fazenda é a pioneira na região do Vale do Paraíba em beneficiar o camarão que nós produzimos em 10 viveiros. Nós hoje, produzimos o filé de camarão congelado, e já conseguimos enviar esse produto para alguns estados do sudeste a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, e até para o Distrito Federal. A cada 90 dias, retiramos 5 toneladas de camarão por mil metros de água”. Ele concluiu dizendo.
“Aqui também produzimos o peixe tilápia, que já estar sendo colocado em alguns supermercados da capital João Pessoa – PB. Hoje produzimos 10 toneladas de peixe nos 6 viveiros que temos. Para a Semana Santa deste ano – 2025 – nós já estaremos colocando à disposição dos clientes, o filé desse peixe”. Concluiu Alberto.
Carlão Mélo